10 dicas para escolher o perfume ideal
28 de janeiro de 2021

10 dicas para escolher o perfume ideal

Categoria | curiosidades

Sim, a escolha de um bom perfume e que pode ser sua marcar registrada, depende de variados fatores. Mas como saber se estamos realmente fazendo a escolha certa? Por isso trouxemos estas 10 dicas para te ajudar a escolher um ótimo perfume.

 

1. Experimente antes de comprar

   

Uma dica mais que primordial é: Nunca compre um perfume sem antes o experimentar, a não ser que você já conheça a fragrância. E experimentar o perfume é muito mais do que apenas cheirar o perfume em uma tirinha perfumada (embora para gostar do perfume você possa começar por aí), ou dar uma ocasional borrifada no pulso (ou na dobra do braço).

Para experimentar de forma correta o perfume você precisará esperar uma hora (período durante o qual vão acontecer as 3 fases de difusão da fragrância) até confirmar o aroma que fica depois deste tempo na sua pele.

Por isso, passe o perfume, vá dar uma volta à rua, e depois cheire de novo a área borrifada. Se ainda gostar das notas de fundo da fragrância que sentir na sua pele então pode pensar em adquirir o perfume. Esta é uma das formas mais clássicas de escolher um ótimo perfume.

   

2. Não se deixe impressionar pela moda ou pelas opiniões

     

O seu perfume ideal será aquele que fale um pouco sobre você, sobre os seus gostos e sobre a sua essência enquanto pessoa. O nosso perfume é detalhe muito individual, quase como que uma assinatura charmosa e discreta. Com isso você facilmente compreenderá que o perfume preferido da sua melhor amiga possa nada ter a ver com você. E que o perfume da moda no momento, usado por aquela atriz mega sensual, também possa não ser o que melhor combinará com a sua você.

Ao escolher, pense no aroma que você mais se identifique, e que você goste, e diga quem você é. Sabia que hábitos alimentares, o grau de transpiração, o perfil genético, o temperamento e outros fatores também contam para o cheiro que um perfume deixa na nossa pele? Verdade. Por isso como vê, só você saberá qual o perfume que mais lhe convém.

     

     

3. Saiba escolher entre os diversos tipos de perfume

     

Para escolher um ótimo perfume você deve saber que existem: Eau de Toillet, Eau de Parfum e Água-de-colônia. Cada uma destas variedades é constituída por quantidades diferentes de essências, e esse fator determinará a duração do cheiro na pele.

 
  • As águas-de-colônia são menos concentradas, e o aroma que proporcionam dura pouco tempo. São mais indicadas para antes de ir dormir, ou para depois do último banho do dia.
  • A eau de toillet é um meio-termo entre o aroma passageiro e leve e um mais concentrado e duradouro. Pode ser o ideal para funcionar como antitranspirante em dias de maior calor.
  • A eau de parfum é de todos o mais forte e concentrado, e deve ser o que você escolherá para usar em ocasiões especiais e festas.
     

4. O seu tipo de pele é fundamental

   

Os perfumes não funcionam de igual forma em diferentes tipos de pele. Por isso a vantagem em você ter a noção exata de qual é o seu tipo de pele antes de comprar um novo perfume.

 
  • Se a sua pele é oleosa, ela fixará melhor o perfume e aumentará a sua intensidade. Uma eau de toillet, ou um aroma sem álcool poderão ser os mais indicados.
  • Se a sua pele pelo contrário é seca, você terá mais dificuldade em fixar o aroma. O melhor será aumentar a hidratação da sua pele através da aplicação de um hidratante para que o perfume perdure durante mais tempo. Aromas muito suaves poderão facilmente passar desapercebidos em você.
  • Para quem tem pele normal tudo fica mais fácil, pois nesse tipo de pele os aromas são fixados de maneira ideal e durante horas. Assim, você pode escolher qualquer perfume que bem entender.
     

5. A tonalidade da sua pele também conta

 

Pode não fazer grande sentido, mas a verdade é que a tonalidade de pele também interessa na hora de escolher um perfume ideal. Se você tem a pele morena, fique sabendo que os perfumes aderem melhor à sua pele, e por isso o aroma ficará durante muito tempo. Opte por aromas mais suaves, se não quiser chamar atenção demais. Se a sua pele é mais clara, a fragrância desaparecerá mais rapidamente, por isso é uma boa ideia escolher um perfume mais concentrado e com cheiro mais intenso.

   

6. Vai utilizar o perfume de dia ou de noite?

A hora do dia em que você deseja utilizar o seu novo perfume também deve ser levado em conta no momento da escolha. Se o perfume se destina a uso diário opte por fragrâncias mais suaves, com aromas mais discretos e menos intensos. Se a sua ideia é utilizar o perfume de noite, então o melhor será escolher uma fragrância mais forte e marcante, com um aroma mais concentrado e intenso. Cheiros mais fortes são bem tolerados de noite.

E use estas duas dicas se for escolher os dois tipos.

       

7. Cuidado! Seu olfato pode ser confundido por outros aromas

Quando for comprar o perfume, tente não usar nada que possa lhe confundir na hora de experimentar. Ao tomar banho, não coloque nenhum desodorante, água-de-colônia ou maquiagem com cheiro forte. É conveniente que não esteja rodeada por mais nenhum outro aroma, pois só assim poderá ter uma noção exata da intensidade, durabilidade e frescura do perfume que for comprar. Procure evitar cair na tentação fácil de borrifar um pulso com um perfume, e outro pulso com tipos diferentes de perfume.

Você sabe que algumas mulheres quando experimentam perfumes novos chegam a colocar um perfume diferente em cada um dos pulsos, e outros dois em cada uma das dobras dos braços? Claro que fica completamente impossível distinguir alguma coisa nessa salada de frutas de cheiros!

 

8. Escolha um perfume que cheire a algo de que você gosta

Já falamos aqui que o seu perfume ideal deve transparecer algo de você. Agora vamos aprender uma dica para colocar isso em prática de forma divertida e eficaz: Pense nos cheiros de que você mais gosta desde sempre. Vale qualquer cheiro, biscoitos, erva cortada, um jardim acabado de regar, flores de campo, terra molhada, roupa lavada, rosas, especiarias, chocolate, etc.

Escreva uma lista com todos estes cheiros, e depois procure um perfume que se identifique com algum deles, ou que lhe desperte sensações parecidas àquelas que sente quando em contato com esses aromas.

Não espere, claro, encontrar um perfume que cheire a biscoitos, mas espere encontrar um aroma que lhe proporcione a mesma sensação de magia e fantasia que o aroma da canela ou baunilha lhe desperta, por exemplo.

       

9. Você costuma maquiar-se?

A sua maquiagem também importa na hora da escolha do perfume. Se você é uma mulher que quase não usa maquiagem, ou que se limita a alguns toques de cor no rosto, opte por uma fragrância fresca e limpa. Dessa forma o aroma que você exalar estará em sintonia com a imagem que transmite de si ao exterior. Pessoas pouco maquiadas têm sempre um aspecto mais prático e desportivo, e isso deve-se notar também no perfume que utilizam.

Se pelo contrário você gosta de uma make, e além disso prefere tons fortes, então um boa escolha seria um perfume mais forte, com aroma picante ou misturado, através do qual você transmita a imagem de sensualidade ousada que a sua maquilhagem sugere.

     

10. Peça opinião a pessoa de quem você gosta

Por fim, embora a última palavra deva sempre ser sua, uma boa estratégia para escolher um ótimo perfume é perguntar a opinião a pessoas de quem você realmente gosta.

Essas pessoas, que conhecem certamente bem os seus gostos e a sua natureza, saberão identificar se determinado perfume tem ou não a ver com você. Vale pedir para uma amiga, para o namorado ou companheiro, ou a alguém em quem você confia. E a regra vale: Dois narizes cheiram certamente melhor do que apenas um…

Só para terminar, mais umas dicas sobre escolher o perfume ideal, vale lembrar que aromas mais frescos combinam melhor com épocas de calor (aromas florais, lavandas e citrinos), pois a estação do ano também influencia no perfume que se deve escolher (no Verão caem melhor aromas mais leves e frescos, no Inverno admitem-se cheiros fortes e concentrados).

   

Agora que você já sabe tudo isso, divirta-se na escolha do perfume ideal, e arrase depois quando o utilizar.

O melhor de um perfume é o bem que nos faz sentir!

< Anterior Próximo >